domingo, 4 de novembro de 2012

Paz em discórdia

O Gabinete Internacional da Paz enviou uma carta aberta à Fundação Nobel na Suécia, em que pede que a recompensa do Prémio Nobel da Paz, atribuído à União Europeia (UE), não seja entregue. A organização refere que "que a UE não é um dos campeões da paz que (o fundador do prémio) Alfred Nobel tinha em mente e descreveu no seu testamento".
Em causa estão 8 milhões de coroas suecas, que correspondem a 932 mil euros, e a interpretação das palavras do fundador do prémio, que morreu em 1896: "o prémio deve recompensar aquele que tenha feito mais ou melhor para a fraternização dos povos, a abolição e a redução dos exércitos permanentes, assim como a formação e difusão de conferências de paz".
Pois bem... para muita gente, a UE não corresponde a este padrão. Mas depois de aberta uma excepção (Barack Obama em 2009), alguém atire a primeira pedra. Em Oslo, o secretário do comité Nobel, Geir Lundestad, desvalorizou as críticas: "esse ponto de vista já foi apresentado várias vezes, é muito conhecido e não terá impacto na evolução do prémio".

Fonte:
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/nobel-da-paz-uniao-europeia-tvi24/1390027-4073.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário