sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ups... cuidado com as carteiras (II)

Depois do furto da carteira de um troikano em Lisboa, também os comerciantes terão que estar atentos aos seus bolsos. Qualquer português pode estar a transformar-se num 'pequeno ladrão' sem o saber.
Alguns bancos portugueses (BES, Santander e CGD) começaram este ano a distribuir aos seus clientes cartões que são um misto entre cartão de débito directo (vulgarmente conhecido como 'multibanco') e cartão de crédito. Esta prática permite-lhes receber comissões mais elevadas quando são utilizados no pagamento de compras ou serviços.
O banco Estatal procedeu mesmo à alteração das características de milhares de cartões sem uma substituição física dos cartões em circulação, ou seja, milhares de portugueses estão 'a ir ao bolso' de comerciantes sem saber e sem que os próprios o saibam. Estão a tornar-se num qualquer Manuel, mas mais desinformado.
O Banco de Portugal já reprovou esta acção por parte dos bancos envolvidos e 'obrigou-os' a informar os clientes com cartões modificados, para que escolham se querem ou não este serviço. No comunicado enviado ao 'Não foi, mas podia ter sido...' pode-se ler explicitamente que "em Portugal não haverá ladrões sem honra. Quem tiver pena das instituições bancárias e quiser ajudá-las que o faça de forma aberta e descomplexada. É legal, mas tem de ser às claras."
Resta saber quantos portugueses aceitam participar nesta 'campanha de solidariedade com os bancos'.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário