quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Prisioneiro por dinheiro

Na China, uma nova moda está a 'pegar': "ding zui", traduzindo, "reclusos substitutos". Na verdade, a prática é muito simples: chineses ricos condenados a pena de prisão, contratam duplos para irem para a cadeia no lugar deles.
Em Portugal, a Polícia Judiciária (PJ) já tem agentes à paisana nas ruas, à procura de homens parecidos com Vale e Azevedo ou mesmo com Isaltino Morais. Um guarda prisional ouviu uma conversa entre ambos durante um jogo de xadrez na Carregueira e jura que «ou falavam em 'ding zui' ou Vale e Azevedo pedia 'diz-lhe que fui'. Ambas as hipóteses são más. Falei com o director, pesquisámos as duas opções e descobrimos o que queria dizer 'ding zui'».
O 'Não foi, mas podia ter sido...' falou com Manuel Pens-em-Tudo, psicólogo, que explicou: «Com a crise, tudo é possível. Mais portugueses procuram sobreviver, seja através de pequenos furtos ou burlas, seja através de participações em reality shows ou mesmo em troca de penas de prisão».
Em Abril deste ano, a reacção de Cristiano Ronaldo ao encontrar um sósia seu na Turquia foi por demais evidente, na altura pensou-se que estaria contente por encontrar um 'igual', agora a PJ já pondera que o craque português possa estar a planear um golpe.


Fontes:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/milionarios-pagam-a-duplos-para-serem-presos-por-eles
http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/interior.aspx?content_id=814965

Nenhum comentário:

Postar um comentário