quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

'Grândola', canção na moda

«Grândola, Vila Morena», de Zeca Afonso, já se destaca como o possível grande hit internacional deste ano.
A senha usada para dar início à revolução do 25 de Abril de 1974, foi cantada na Assembleia da República na passada sexta-feira, ainda sem grande vigor. O Primeiro Ministro não se juntou ao coro mostrando que ainda não sabe a letra e, para que não passasse vergonha, a polícia retirou do Parlamento quem se fez ouvir.
No sábado, e tal como já tinha acontecido antes, a mesma música foi o mote e o 'cântico de guerra' de milhares de espanhóis que desfilavam pelas ruas de Madrid contra a maior dívida pública dos últimos 100 anos. Foi um «Grândola, Vila Morena» com sotaque... não alentejano, mas sim espanhol.
Na segunda-feira, Miguel Relvas foi interrompido numa conferência do Clube dos Pensadores, que decorria em Gaia, por um cântico: «Grândola, Vila Morena». A grande diferença foi que o ministro dos Assuntos Parlamentares preparou-se e (pela primeira vez) estudou. Apenas ao de leve, talvez por não ter tido tempo para mais. Sabia o fim das frases, já a melodia e o tom, deixavam a desejar.
Mas estava tudo controlado: para a conferência dos 20 anos da TVI, 24 horas depois, já saberia a letra completa e estaria mais afinado. O problema foi que não o prendaram com a possibilidade de mostrar fair-play e empenho. Apenas com apupos, vaias e um pouco de perseguição. Resumindo: nem deixaram o homem abrir a boca.
O 'Não foi, mas podia ter sido...' procurou um especialista musical e falou com Francisco Mendes.
Poderá o «Grândola, Vila Morena» ser o próximo hit? "Sem sombra de dúvida. Tem todo o potencial e eu teria todo o prazer em anunciá-lo no 'Top+' se a RTP, a mando do senhor que pior cantou essa música, não tivesse acabado com o programa e me tivesse mandado para o desemprego".
Mas haverá muito mais gente a acompanhar a música e a cantá-la... "Pois o povo deve agradecer que quem, como o senhor Relvas, não souber cantar, deixe-se ficar calado, como o senhor Passos Coelho".

Fontes:
http://www.tvi24.iol.pt/politica/passos-coelho-grandola-passos-coelho-parlamento-debate-quinzenal-passos-coelho-grandola-vila-morena-primeiro-ministro-interrompido-zeca-afonso/1420094-4072.html
http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/espanha-zeca-afonso-pib-grandola-vila-morena-manifestacoes-economia/1420796-6377.html
http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/miguel-relvas-grandola-vila-morena-tvi24/1421246-4072.html
http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/miguel-relvas-tvi24-jornalismo/1421531-4072.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário